O vibrador de concreto compacta o concreto fresco que está sendo colocado em uma determinada estrutura, retirando todo o ar do molde de concreto que se está construindo. Esse processo é fundamental, já que aumenta a qualidade e a resistência do concreto às ações do tempo e do clima.
Â
Por isso, essa ferramenta torna-se fundamental na área da construção civil para edificações com estruturas mais seguras para as pessoas. A remoção de 1% do ar aumenta em até 5% da resistência do concreto usado para colunas, lajes, pisos, vigas, sapatas, entre outras.
Â
Como funciona o vibrador de concreto?
Â
Um vibrador de concreto é composto de três partes distintas: uma fonte de energia (que pode ser pneumática, com motor elétrico ou à gasolina), uma ponteira vibrante e o mangote, um tubo que realiza a movimentação necessária para misturar o concreto, retirando as bolhas de ar.
Â
O equipamento ainda possui alças de sustentação para o usuário segurar o equipamento e o motor fica totalmente protegido da sujeira gerada pelo concreto, a fim de garantir maior durabilidade para o equipamento.
Â
Durante o uso, existem dois aspectos que necessitam de maior atenção por parte do usuário: a frequência (medida em vibrações por minuto) e a amplitude (deslocamento máximo do mangote vibrador entre os impulsos). Esses parâmetros são inversamente proporcionais, por isso, quando se aumenta a frequência, a amplitude diminui e vice-versa.
Â
Recomendações para o uso do vibrador de concreto
Â
Assim como em todo equipamento elétrico, o usuário deve manusear o equipamento com muito cuidado, sempre usando os equipamentos de segurança individuais indicados para sua proteção na obra. Além disso, o usuário deve se atentar aos seguintes pontos:
Â
- Se atentar às distâncias entre inserções do vibrador e o tempo de permanência em cada região do concreto;
- Â
- Se atentar em inserir o vibrador de concreto lentamente na massa de concreto até a camada que se deseja misturar;
- Â
- Manter o equipamento na posição adequada durante o tempo de vibração;
- Â
- Remover o vibrador de forma lenta e cuidadosa do concreto;
- Â
- Não deixar o que o equipamento entre em contato com as paredes das formas ou ferragens já concretadas;
- Â
- Limpar completamente o equipamento após o uso.
Â
Tipos de vibrador de concreto que você encontra na Dutra Máquinas!
Â
Existem 2 tipos de vibrador de concreto mais comuns: os externos e os de imersão, ambos são encontrados aqui em nossa loja. Confira as caracterÃsticas de cada um deles:
Â
Vibrador de concreto de imersão
Â
Esse é o tipo de vibrador mais utilizado em obras de médio e grande porte, uma vez que é inserido dentro da massa de concreto realizando a vibração necessária para a mistura. Normalmente, o vibrador de imersão tem um alcance com cerca de 40 cm, devendo ser usado de forma perpendicular na massa.
Â
Vibrador de concreto externo
Â
O segundo tipo de vibrador de concreto é o externo e, como o próprio nome já diz, é utilizado na parte de fora da massa, fixado nas formas. É um equipamento indicado para uso industrial, principalmente no segmento de blocos pré-moldados de concreto.
Â
Compre o modelo de vibrador de concreto ideal para sua necessidade aqui na Dutra Máquinas. Confira diversas opções de grandes marcas, como Bosch, CSM, Menegotti, Toyama, Vonder e aproveite nossos preços e condições de pagamento!
...